Cones Pirométricos

Os cones pirométricos são ferramentas essenciais para a obtenção de resultados reproduzíveis durante as queimas em fornos de cerâmica. Os cones permitem determinar quando o forno atingiu a temperatura desejada, se o forno foi aquecido de maneira uniforme e se surgiu um problema durante a queima. Como os cones são feitos de composições cerâmicas cuidadosamente formuladas, eles se dobram de forma confiável em faixas de temperatura específicas.

Cada tipo de cone recebe um número (por exemplo, cone 06), e esse número denota uma faixa de temperatura específica - e bastante estreita. Por exemplo, o cone 06 indica uma faixa de temperatura de aproximadamente 999C.

Durante as queimas, os cones são colocados dentro do forno, geralmente em um porta-cones ou um bloco de argila, e conforme a temperatura aumenta, os cones absorvem calor. Quando o cone atinge a temperatura em que foi formulado para derreter, a ponta do cone começa a dobrar. A medida que o calor continua a ser absorvido pelo cone, ele se dobra ainda mais e pode até começar a derreter. É por isso que seu forno tem orifícios para espiar - para que você possa olhar dentro e ver o que seus cones pirométricos estão fazendo.

É recomendado que você use três cones em sua queima: um cone que amadurecerá na temperatura que você deseja atingir (digamos, cone 6), um cone guia logo abaixo desta temperatura (cone 5) e um cone de proteção acima (cone 7 ) Isso o ajudará a obter precisão nas medições de temperatura. Como cones diferentes requerem temperaturas específicas para amadurecer, eles se dobram em temperaturas diferentes uns dos outros, permitindo que você determine o quão quente seu forno ficou e se você atingiu a temperatura desejada. Se você estiver queimando um forno relativamente grande ou um forno que você sabe que tem um diferencial de temperatura (como um forno que tende a ficar mais frio na parte inferior e mais quente na parte superior), pode ser útil colocar cones em pontos diferentes dentro do forno, para determinar se o forno foi aquecido uniformemente.

Se você estiver usando um forno elétrico com controlador digital, não é necessário usar cones. No entanto, nós o recomendamos, pois permitirá que você confirme se o seu forno está devidamente calibrado. Colocar cones em cada queima permitirá que você rastreie melhor o desgaste dos elementos e do termopar ao longo do tempo e garantirá que tudo em seu forno funcione como deveria.

Resultado 6 Produtos em 1 Página
Resultado 6 Produtos em 1 Página